PÉ DIABÉTICO

O objetivo do podólogo no tratamento do pé diabético é reduzir as incidências de problemas graves, dar ao paciente informações e condições de conviver pacificamente com a diabetes. O paciente diabético pode apresentar alterações neurológicas e\ou vasculares nos membros inferiores que têm como resultado a diminuição progressiva da circulação arterial e sensibilidade (o pé pode chegar a ficar totalmente insensível), alterações na marcha, alterações dos pontos de pressão plantar, que podem ser responsáveis pelo surgimento de deformidades e calosidades na planta do pé. 


Denomina-se “pé diabético” os diversos tipos de lesões que o paciente diabético pode adquirir em seus pés, em consequência da associação da doença vascular periférica, neuropatia, deformações ortopédicas, infecções e traumatismos. Uma avaliação do pé, regularmente realizada pelo podólogo, irá garantir a detecção de qualquer alteração inicial antes que esta se converta numa manifestação potencialmente perigosa (infecção, ulceração, gangrena, amputação). Uma unha mal cortada, um calo tratado erroneamente, uma lesão provocada por calçados ou traumas podem ser detectados precocemente e receberem uma intervenção adequada pelo podólogo. 


Além disso, o paciente receberá orientações pormenorizadas de como prevenir complicações, detalhes sobre calçados adequados e os riscos à saúde dos seus pés.

PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO PARA TIRAR SUAS DÚVIDAS OU PARA SOLICITAR O AGENDAMENTO DA SUA CONSULTA.